sábado, 8 de maio de 2010

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Todos temos pensamentos estranhos, que conseguimos afastar, ou que não nos causam grande incómodo. Quando esses pensamentos aparecem fara do controlo, sendo tão intensos e intrusivos, que nos obrigam a certos comportamentos e rituais, para nos libertar-mos dessas ideias e medos, pode tratar-se de um caso de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Preocupação excessiva com a limpeza, lavagem de mãos demasiado frequente, verificar se as janelas ou as portas estão fechadas inúmeras vezes, desespero pela disposição dos objectos não ser simétrica, entre outros comportamentos, são factores indicativos de que um indivíduo sofre de TOC.

Alguns dos sintomas mais frequentes deste transtorno são: rituais, repetições, evitações, dúvidas, preocupações excessivas, pensamentos impróprios e obscenos, ansiedade, medo, sentimento de culpa, entre outros.

O que caracteriza o Tanstorno Obsessivo Compulsivo são as obsessões e as compulsões. As obsessões são pensamentos, palavras, ideias, frases, que aparecem na nossa consiencia de forma repetida e persistente. O indivíduo tem a noção que estas ideias são irracionais ou absurdas e, ao tentar afasta-las sem suceeso, sente-se frustrado, angustiado e com medo. As compulsões são os comportamentos tomados, de modo a aliviar o sofrimento causado pelas obsessões (ex: rituais, actos repetitivos).

Algumas das obsessões mais frequentes podem ser:
- Sujidade, contaminação;
- Impulsos ou ideias de insultar ou ferir alguém;
- Sexo ou obscenidades;
- Simetria, exactidão, perfeição;
- Dúvidas ou incertezas.

Sem comentários:

Enviar um comentário