sábado, 27 de março de 2010

A Psicopatologia como Doença

As teorias acerca da "Possessão Demoníaca" perdeu um número significativo de adeptos em alturas da Idade Média. No entanto, isso não significa que os doentes fossem tratados de forma mais digna, ou algo que se parecesse; pelo contrário, eram tratados como análogos à Humanidade. Como tal, foram criados hospitais psiquiátricos em todo o continente europeu. Nestes locais, as pessoas consideradas "indesejáveis" para a sociedade, quer fossem criminosos, vadios, epilépticos, idosos, doentes incuráveis ou mentalmente perturbados" eram isoladas do resto do mundo.
Como exemplo dos maus tratos que sofriam, temos o parágrafo seguinte (Psicologia, Henry Gleitman)

As mulheres loucas, com ataques de violência, são acorrentadas como cães à porta das celas e isoladas do pessoal e visitantes, por um longo corredor protegido com uma grade de ferro; por esta grade, passa a comida e a palha em que dormem; parte da imundície que as rodeia é limpa por meio de forquilhas.
(Foucault)
Em 1793, o médico francês Philippe Pinel quis remover as correntes dos doentes mentais, ao que a reacção por parte de um funcionário foi a seguinte: Cidadão, estareis vós mesmo louco, ao ponto de querer remover as correntes a estes animais?

Sem comentários:

Enviar um comentário