quinta-feira, 18 de março de 2010

Palestra - Extingue o Estigma!




Como há muito planeado, no dia 15 de Março realizou-se a tão esperada palestra sobre o estigma associado à Psiquiatria e à doença mental.
No papel de organizadoras, recebemos os nossos convidados no portão da Avenida Rodrigues Manito às 11h45. Estiveram presentes o Dr. Rui Ribeiro (psiquiatra), a Drª Ana Isabel (Psicóloga da ADEB) e uma doente bipolar.

.
A sessão teve início por volta das 12h00, e nela participaram alunos e professores, nomeadamente os alunos das turmas E, C, B e I do 12º ano.
Primeiramente, o Dr. Rui Ribeiro e a Drª Ana procederam à desconstrução do conceito de "Psiquiatria" e "estigma associado à psiquiatria", e também esclareceram dúvidas colocadas pelos alunos.
.
O ponto alto da palestra foi o testemunho dado pela nossa convidada que sofre de Transtorno Bipolar. Na nossa opinião, foi um momento bastante emotivo e cativante, que, sem dúvida, comoveu os espectadores. A humanidade e coragem da paciente prenderam a atenção de todos no auditório, ajudando-nos a atingir o nosso objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para este problema, sendo que o público-alvo aderiu activamente.
.
Deixamos um agradecimento a todos os que participaram na palestra, principalmente à Drª Sandra Almeida, ao Dr. António Gamito (Hospital S. Bernardo), ao Concelho Executivo da escola, e à professora Ana Costa, que possibilitaram a realização desta actividade. Queremos agradecer, muito em especial, à nossa doente convidada (a quem devemos e admiramos muito), ao Dr. Rui Ribeiro e à Drª Ana Isabel, os oradores, que foram uma peça fundamental no nosso puzzle. Obrigada a todos.
.
Catarina, Carolina e Mariana




1 comentário:

  1. Olá, também somos alunos de 12ºano e o nosso tema de área de projecto é a mente e cérebro.
    Estamos à procura de contactos para realizar a nossa palestra e como vimos que vocês fizeram uma, gostávamos de saber se nos podem dar os contactos da psicologa e do psiquiatra que fizeram parte da vossa palestra.
    (http://cerebralmentepensando.blogspot.com)- aí está o nosso blog caso nos queiram ajudar.
    Obrigado

    ResponderEliminar