quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Inquérito - Saúde Mental

Decidimos aplicar um inquérito por nós elaborado a alunos da nossa escola para percebermos até que ponto é que as doenças do foro psicológico são conhecidas pelos jovens. No questionário constam as seguintes perguntas:
.
1. Qual é a perturbação mental que na tua opinião é a mais conhecida?____
2. Coonheces alguém que sofra de distúrbios psicológicos? Não__ Sim__ Qual?__
3. Tratarias de modo diferente uma pessoa que sofre de um distúrbio mental? Sim__ Não__ Não sei__
4. Achas que estas pessoas são discriminadas na sociedade (escola, emprego...)? Sim__ Não__
5. Sentir-te-ias desconfortável/apreensivo(a) perante uma pessoa com uma perturbação mental? Sim__ Não__
.........a) Porquê?____
6. Que sugeres para que os doentes psicológicos não sejam postos de parte?

Relatório da aula do dia 22 de Outubro

Na aula de hoje, visto ainda não termos obtido resposta ao e-mail enviado para o Hospital São Bernardo, tentámos contactar via telefone o serviço de Administração do Hospital. Não conseguimos falar directamente com a senhora Eduarda Ramires, mas, em contrapartida, foi-nos dado o contacto dela, para que possamos tentar ligar mais tarde.
.
Entretanto, aplicámos questionários às seguintes turmas do 12º ano: C e D.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Relatório da aula do dia 15 de Outubro

Na aula de hoje deparámo-nos cam a falta de Internet na sala de aula, o que alterou o nosso plano de aula, visto não podermos realizar todas as actividades pretendidas. Procedemos então à elaboração do Pré-projecto em formato digital, bem como à calendarização das tarefas.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Tópicos a abordar

Após o telefonema, procedemos à listagem dos tópicos que consideramos de mais pertinente abordagem. Segue-se a referida lista:
- quem somos (áreas que pretendemos seguir no futuro profissional, escola à qual pertencemos);
- apresentar o projecto (objectivos e fundamentos);
- o que pretendemos melhorar (a inserção social dos doentes);
- como intervir (trabalho voluntário e observação activa; estratégias a definir);
.
Descobrir:
- em que medida os distúrbios psicológicos afectam a vida social e laboral dos doentes;
- casos mais controversos;
- se as pessoas se sentem frequentemente discriminadas e/ou incompreendidas;
- se as pessoas fazem algum tipo de terapia.

Relatório da aula do dia 12 de Outubro

Face à resposta da secretária do Serviço de Administração do Hospital Psiquiátrico de Lisboa, que recomendou que tentassemos contactar a Unidade de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Setúbal, dirigida pelo Dr. António Gamito, fizemos um telefonema para o hospital, com o intuito de marcar uma entrevista com o médico. Falámos com a secretária do Sr. Dr., que se comprometeu a apresentar-lhe a nossa proposta, e contactar-nos de seguida.
.
Durante a segunda parte da aula, foram preparadas as questões a colocar ao doutor.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Relatório da aula do dia 8 de Outubro

Na aula de hoje redigimos um e-mail destinado à direcção do Hospital Psiquiátrico Júlio de Matos, no qual apresentámos o nosso projecto e seus objectivos, e solicitámos que, se fosse possível, nos contactassem para que nos fosse permitida uma visita à instituição.
Aguardamos uma resposta, porém, se esta não for conseguida com celeridade suficiente para uma correcta e atempada realização do pré-projecto, tentaremos contactar outras instituições, com a mesma finalidade.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Relatório da aula do dia 1 de Outubro

Na aula de hoje criámos este blogue, e, posteriormente, fizemos um levantamento das instituições em Lisboa/Setúbal às quais nos podemos vir a dirigir. Os sites que mais nos despertaram interesse foram os seguintes:
Dentro deste último, descobrimos várias hiperligações úteis para páginas de instituições como a do Centro de Saúde São João; Unidade Funcional Pontinha (ACES ODIVELAS); Júlio de Matos, entre outras.

Antes do Blogue...

Na primeira aula dedicada aos projectos, após a formação dos grupos de trabalho, foram decididos os temas a abordar. O nosso grupo decidiu investigar o tema da Saúde Mental, no que diz respeito a distúrbios de cariz psicológico, como por exemplo: fobias, esquizofrenia, autismo, entre outras. Pretendemos fazer uma listagem destas doenças, para depois fazermos o que estiver ao nosso alcance para tentar melhorar a qualidade de vida dos doentes.
.
Na segunda aula, foi realizado um trabalho de pesquisa. Depois de reflectir, foi decidido que seria muito importante para a realização do nosso projecto se pudessemos visitar uma instituição relacionada com o tema. Desta forma, poderíamos envolver-nos mais naquilo que é a realidade que escolhemos tratar, e tentar intervir de forma positiva. Nos próximos dias, tentaremos entrar em contacto com uma instituição e apresentar as nossas ideias.

Introdução ao Blogue

Este blogue foi criado no âmbito da disciplina de área de projecto, com o intuito de fazer um "diário de trabalho" realizado nas aulas, de forma a elaborar uma sequência organizada que mostre a evolução do nosso trabalho.
.
O nosso projecto consiste numa abordagem ao tema da Saúde Mental, e tem o objectivo de explorar as diferentes enfermidades psicológicas. Numa segunda fase, serão procuradas soluções para facilitar a aceitação social das pessoas que sofrem deste tipo de doenças.
.
Este grupo de trabalho é formado por Ana Catarina Perpétuo, Carolina Lobo e Mariana Campos, alunas da turma E do 12º ano da Escola Secundária de Bocage, em Setúbal.