quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Relatório do dia 25 de Fevereiro


Na aula de hoje fizémos os relatórios das actividades realizadas pelos outros grupos da turma.

Decidimos publicar aqui um panfleto que iremos distribuir às pessoas e afixar em vários sítios na escola.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Relatório da aula do dia 22 de Fevereiro

Nas últimas aulas temos assistido às actividades dos grupos dos nossos colegas (Palestra sobre Fisioterapia e Enfermagem - Grupo das Pré-universitárias; "Debate sobre os problemas na adolescência - Confronto de gerações" - Grupo dos "Problemas que afectam os jovens"). Além disto, procedemos à concepção dos cartazes que serão a cara da nossa campanha (publicá-los-emos aqui mais tarde).

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Coulrofobia


Terça-feira de Carnaval. Achámos que seria pertinente fazer alusão a uma fobia que afecta muitas crianças, adolescentes e alguns adultos. Chama-se coulrofobia e caracteriza-se por um medo mórbido de palhaços, das suas vestimentas e, principalmente, das suas pinturas faciais. Esta fobia normalmente surge em crianças, após uma experiência intimidadora e/ou traumática com um palhaço. Consequentemente, a criança ganha uma aversão aos palhaços que pode prolongar-se o resto da sua vida. Alguns dos sintomas dos indivíduos portadores desta fobia são a perda de fôlego, suores frios ou náuseas.



Existe uma fobia similar chamada pupafobia, que é o medo de bonecas de porcelana, estátuas de cera, marionetes, e tudo o que imite um ser animado.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Síndrome do falso amor


Escolhemos o dia de S. Valentim para escrever sobre um síndrome que, embora fuja um pouco ao grosso da área de estudos da Psiquiatria, se enquadra no âmbito da Psicologia. Chama-se Síndrome do Falso Amor, e afecta homens e mulheres. Caracteriza-se pela vivência, como o nome indica, de um falso amor, pois a pessoa, devido a processos neurológicos complexos, transfere para a pessoa por quem julga estar apaixonada os ideais de um amor perfeito. Na realidade, o indivíduo que sofre do síndrome, apaixona-se pela ideia que projecta na outra pessoa, o que conduz muitas vezes a amores não correspondidos e a relações desequilibradas.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Tipos de fobias


Há três tipos fundamentais de fobia:

1) Agorafobia (medo da ágora) - neste tipo de fobia, a pessoa manifesta pânico em permanecer em lugares ou passar por situações de onde seja embaraçoso ou difícil escapar. Este medo inclui situações como estar no meio de uma multidão, estar numa grande fila, viajar sozinho...

2) Fobia social - a pessoa tem medo de passar vergonhas e tem medo de que os outros se apercebam dos seus estados de ansiedade. Esta pode, ou não ser específica para uma situação (ex.: medo de rir em público). No outro caso, pode ser generalizada, e então, as pessoas receiam integrar-se num grupo, bem como iniciar e manter pequenas conversações, falar com autoridades...

3) Fobias simples ou específicas - medo exagerado de situações ou objectos concretos. (ex.: andar de elevador, nadar, andar de avião, cobras...)

O DSM-IV subdivide as fobias específicas em cinco subtipos principais:
a) Animais;
b) Aspectos ambientais;
c) Sangue/feridas;
d) Situações;
e) Outros.

Fobias


Outra coisa de que já todos devem ter ouvido falar são as fobias. A palavra deriva do grego, Phobos, que era a deusa do medo. Uma fobia é isso mesmo; um medo excessivo, irreal e aversivo relativamente a um objecto, animal, situação ou lugar. Dependendo do grau, pode ser classificada como uma Psicopatologia, fazendo, pois, parte das doenças do espectro da ansiedade, só se manifestando em certas circunstâncias. Este temor resulta num evitamento anormal de realizar uma dada actividade, experimentar certas actividades ou estar perante um determinado objecto.

Na seguinte hiperligação, têm acesso a uma lista de fobias, algumas das quais serão tratadas por nós, aqui :)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_fobias

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Alucinações visuais


As alucinações visuais são, bem como as auditivas, as que surgem mais frequentemente. São percepções visuais nítidas e intensas de tal forma, que a pessoa que as experiencia acredita plenamente que aquilo que viu se passou, de facto. O conteúdo das alucinações visuais não tem uma forma específica. Pode surgir como: um clarão, uma chama, um vulto, uma sombra, experiências caleidoscópicas; ou, por outro lado, ter uma natureza mais definida, constituindo pois animais, figuras simbólicas, pessoas, etc.
Há certas alucinações que adoptam uma postura cénica, em que o doente, inclusivamente, se encontra a presenciar uma cena, como por exemplo, uma criança a correr atrás de uma bola. Estas tendem a aparecer durante o adormecimento do indivíduo, e persistem momentos depois de a pessoa abrir os olhos. Alucinações deste tipo adquirem a designação de alucinações oníricas, as quais Freud chamou "alucinações hipnagógicas". O doente pode ainda ver-se fora do seu corpo, sendo que estas alucinações se chamam autoscópicas, e são evidentemente assustadoras e degradantes.
.
As alucinações que surgem têm como objectos elementos culturais da vida mental do indivíduo em questão.

Alucinações


Já devem ter ouvido falar no termo "Alucinações". De qualquer forma, embora estas não constituam em separado um tema de abordagem no nosso trabalho, decidimos publicar no blogue tudo o que aprendemos até agora sobre as alucinações.

As alucinações são percepções individuais extremamente reais e por vezes mórbidas de sons, objectos ou mesmo sensações (percepções dos órgãos dos sentidos) que, no entanto, não existem. Por isso são consideradas "percepções sem um estímulo externo", enquadrando-se no grupo das Psicopatologias, embora quase sempre associadas a psicoses ou outras enfermidades mais graves. Quando uma pessoa tem uma alucinação, a imagem, sensação ou objecto que lhe surge é verdadeiramente nítida, ainda que pareça bastante irreal às outras pessoas. Frequentemente as alucinações aparecem em forma de imagens visuais, que são muitas vezes descabidas. Isto deve-se à grande liberdade de associações de formas e objectos que o indivíduo percepciona. Podem ser causadas por drogas, medicamentos, síndromes associados ao stress, fadiga ou mesmo febres. Abordaremos depois alguns tipos de alucinação.
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=178&sec=54

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Curiosidades V


É frequente nas pessoas referirem-se aos Psiquiatras como médicos dos malucos. O que muitos não sabem nem sonham é que as doenças psiquiátricas com traços de loucura constituem uns escassos 5% de todas as psicopatologias que afectam os doentes. Mais ainda, a maioria das pessoas que se dirigem a consultas, fazem-no por sentirem violentos tormentos psicológicos, não devendo, por isso, ser marginalizadas. A Psiquiatria é um ramo da Medicina que estuda os distúrbios comportamentais associados ao pensamento, transtornos de ansiedade e outras enfermidades graves. Tem subespecialidades diversas e áreas de estudo várias a que faremos referência certamente. Por vezes, é posta em causa pelo facto de as doenças não serem visíveis através de um exame médico como um tumor que cresce ou uma infecção que se alastra. Será uma doença física mais degradante que uma doença mental? A resposta é tão simples quanto esta - depende. Pensem sobre isto.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Hipótese da Transmissão Viral - Esquizofrenia

Foi levantada uma hipótese acerca do surgimento da esquizofrenia em que esta doença podia ser transmitida através de um vírus. Foi estudada na sequência do aparecimento de vários casos repentinos em indivíduos cujas mães também estavam infectadas, no outono de 1975, em Helsínquia.
.
A teoria tem vindo a ser desacreditada e posta de parte, pois até hoje não foram apresentados estudos conclusivos ao ponto de permitirem estabelecer uma relação directa, e não há dados suficientes que a suportem.

Campanha: "Psiquiatria - Extingue o Estigma"


Hoje começámos os preparativos para a nossa Campanha.
.
Queríamos que o nome incluísse o tema do nosso trabalho, bem como o tema da campanha (combate ao estigma social face às doenças psiquiátricas), e que fosse apelativo. Como tal, a primeira palavra reporta-se ao nome do projecto, enquanto que a segunda parte reflecte o objectivo da campanha.
.
No dia da campanha vai ter lugar uma palestra que dá pelo mesmo nome que esta. Pretendemos, para mobilizar a comunidade escolar, distribuir folhetos com informação sobre as doenças, e fitas coloridas como simbolo da acção que defendemos.
.
No fim, faremos um balanço sobre a adesão do público-alvo.

Planeamento da visita ao hospital

No final da aula de hoje, ficou acordado que tentaríamos obter informação acerca dos seguintes tópicos:
- funcionamento da Unidade de Psiquiatria
a) Internamentos;
b) Terapias;
c) Consultas externas.

Relatório 1 de Fevereiro

Nas últimas aulas, temo-nos dedicado arduamente à composição do trabalho escrito. Hoje, visto ser a penúltima aula que temos antes da nossa visita ao Hospital São Bernardo para conhecer a Unidade de Psiquiatria, fizemos um planeamento da mesma, onde enumerámos as questões a tratar.